Esta linha é coordenada pelo Museu da Língua Portuguesa e concentra-se em ações de mediação intercultural necessárias para o desenvolvimento ético dos projetos em parceria com comunidades indígenas e nas ações de difusão cultural.
Serão realizadas atividades voltadas à criação dos protocolos específicos para registro, armazenamento e acesso das coleções indígenas e à construção de práticas respeitosas de retorno digital das coleções às comunidades de origem e de seu compartilhamento entre diversos públicos. Estão previstas ações de difusão em colaboração com instituições parceiras e comunidades indígenas em diversos formatos – seminários, oficinas, exposições, programação cultural multilinguagem, ações educativas, produtos editoriais.
A atuação buscará estabelecer instâncias de governança partilhada das coleções e fomentar a participação efetiva dos povos indígenas e o surgimento de iniciativas de fortalecimento de línguas indígenas e práticas desafiadas pela interrupção das redes de transmissão intergeracional.